Subscribe in a reader

IDIOMAS, IDIOMS, LINGUE

ENGLISH, ITALIANO, PORTUGUÊS
Todas as postagens originais deste blog, com poucas exceções, podem ser lidas aqui, sem a necessidade de recorrer a tradutores automáticos, nesses idiomas acima.
Embora possam alguns dos textos não aparecer nas páginas iniciais, basta pesquisá-los aqui mesmo.

Tutti i post di questo blog, con poche eccezioni, potreste leggere qua nelle tre lingue su dette, senza bisogno di ricorrere a traduttori automatici (come il traduttore
di google). Sebbene possono non essere trovati nelle pagine iniziali, appariranno se ve le cercate.


Original posts on this blog, but for a few exceptions, may be found here in the three above mentioned idioms without need of any automatic translators. Whether not visible in the first pages, the "search this blog" tool will help you to find them easily.

January 2, 2020

Homens e suas Duas Cabeças: Agilulfo e Gurdulù

*Agilulfo e Gurdulù são personagens de 'O Cavaleiro Inexistente', de Italo Calvino. O primeiro é o cavaleiro mais idealizado e desejado dentre todos os então conhecidos: sempre sobre seu cavalo branco, é o mais nobre, poderoso, inteligente e altivo.Segue pelo mundo vencendo inúmeras batalhas contra os inimigos da virtude, da beleza e da honra! É perfeito na mente de Sofrónia e de todas as mulheres. A seu lado está sempre acompanhado por seu escudeiro, análogo nisso ao Sancho Panza de Don Quixote.  Ocorre que por baixo de sua armadura de bronze, o altivo cavaleiro não tem corpo, e em seu lugar não há nada. Tantas o imaginam como o melhor dos amantes, como  companheiro pra suas noites de festas, de orgias. Porém, jamais poderão tê-lo. Frustradas, as nobres cortesãs  aceitam Gurdulù por substituto, ainda que o julguem tão inferior ao cavaleiro, convite logo aceito pois está sempre disponível, jamais diz não a qualquer uma. Todas podem tê-lo, mas o têm só enquanto corpo, e um corpo útil, vazio de sentimento e sentido. Logo o descartam como hoje se faz com um vibrador usado,que não serve pra nada, posto que é uma mera coisa. 
Agilulfo é, mas não existe; é um espírito sem existência concreta.
Gurdulù existe, mas não é; sendo só uma matéria corpórea desprovida de qualquer conteúdo, sem espírito e se sentido. 

No comments:

Post a Comment

The author looks forward to reading your comments!

O autor aguarda seus valiosos comentários, leitor.