Subscribe in a reader

IDIOMAS, IDIOMS, LINGUE

ENGLISH, ITALIANO, PORTUGUÊS
Todas as postagens originais deste blog, com poucas exceções, podem ser lidas aqui, sem a necessidade de recorrer a tradutores automáticos, nesses idiomas acima.
Embora possam alguns dos textos não aparecer nas páginas iniciais, basta pesquisá-los aqui mesmo.

Tutti i post di questo blog, con poche eccezioni, potreste leggere qua nelle tre lingue su dette, senza bisogno di ricorrere a traduttori automatici (come il traduttore
di google). Sebbene possono non essere trovati nelle pagine iniziali, appariranno se ve le cercate.


Original posts on this blog, but for a few exceptions, may be found here in the three above mentioned idioms without need of any automatic translators. Whether not visible in the first pages, the "search this blog" tool will help you to find them easily.

August 8, 2016

GUIA PARA PAIS E MÃES: 10 DICAS QUE NENHUM LIVRO VAI DAR.

Traduzido e adaptado a partir do original inglês de Tzvi Freeman (chabad.org): 
"10 Tips the Parenting Books Won’t Tell You
The un-PC guide to being a real parent."

Que boa nova é a chegada de bebês pequeninos, e tão lindos! A má notícia é que VOCÊ vai ter que crescer. Os livros para pais não lhe dizem como fazê-lo. Mas não se preocupe. Aqui vai tudo o que fica fora deles, em 10 tópicos simples.

1. ALIMENTE-SE
Leve sempre consigo um petisco. Não para os filhos, mas para você mesmo. Pais famintos são péssimos pais.
Um pedaço de chocolate pode fazer maravilhas sobre suas habilidades de pai.

2. CRESÇA
Para ser pai, é preciso tornar-se adulto. Quem ensinará você a ser um adulto? Não serão seus pais. Seus professores não conseguiram. Seu chefe não conseguiu. No entanto, seu filho pode fazê-lo!
Seu filho/a, afinal, fez de você um pai - simplesmente por ter nascido. Preste atenção, de verdade,  e perceba o quanto ele/ela também está tentando fazer de você um adulto.
Como confessou rabino  Rabí Chanina: "A maior parte do que sei, aprendi com meus alunos." 
O mesmo vale para seu filho, mas vai muito muito além disso.

3. MEDITE
Quando as crianças estão subindo pelas paredes, sente-se calado, e não faça nada. Feche os olhos, acalme-se, e relaxe. Abra  os olhos, e todas estarão calmas também.
Bem, talvez  nem sempre. Mas você vai estar em melhores condições para fazer frente à situação. Funciona mehor que o chocolate (que agora pode guardar para aquele seu ataque de fome, mais tarde). Como sei disso?  As crianças, ensinava Baal Shem, sintonizam-se com nossos pensamentos. Se você está tendo problemas com seus filhos, ponha em ordem seus pensamentos.

4. ESTEJA SEMPRE AO LADO DELES
Quando o professor o chama para queixar-se de que seu filho está indo mal, e precisa de ajuda com a lição, saia com ele pra jogar bola. Ele já tem inimigos suficientes. É preciso ter amigos.
E quando o diretor chamar você com aquele tom de "sei que o senhor não quer ouvir isso", explique a ele que vocês dois estão do mesmo lado: o do melhor para seu filho. Você é o único advogado de seu filho neste mundo.
Pense em Jacob, da Bíblia, que chamava seus filhos de irmãos. Estou certo de que eles o tratavam como a um rei, mas ele pensava de fato neles como irmãos, porque estava ali a seu lado para ajudá-los.
E, assim, estavam a seu lado no momento em que ele necessitasse, para ajudá-lo.

5. DÊ-LHES OUVIDOS
Os bons pais falam muito com seus filhos. Já os melhores pais e as melhores mães antes de mais nada os escutam. Ouvindo  em especial aqueles que nada dizem. Estes necessitam ainda mais de sua escuta.

6. SEJA PRA ELES UM MODELO
Tudo o que o não gostava em seus pais, você terminou por imitar. Está garantido que o mesmo se passará com seus filhos. É um instinto. Talvez não estejam a imitá-lo agora, mas daqui a dez ou vinte anos, em algum momento o farão,  quer estejam agora a aprová-lo ou não.
Portanto, siga fazendo as coisas boas, inclusive quando não lhes agrada. E tudo o que não quer que seu filho faça, não faça você tampouco.
Quer que seus filhos falem educadamente? Fale a eles com cortesia. Não quer que gritem? Não grite com eles. Quer que pratiquem a religião? Pratique-a você.
Seja qual for a conduta que espera ver neles, aja dessa maneira você mesmo. E se não conseguir, admita seu fracasso, e repare o dano. Eles o imitarão também isso.

7. NACHAS (não falo de uma marca de batatas fritas)
Nachas é a palavra judaica para gozo, satisfação e orgulho -- fundidos num conceito só. Se você gosta de sorvete, o sentimento de nachas seria como se por dentro você se tornasse um grande sorvete de creme caramelado de baunilha. Ou seu preferido dentre todos os sabores. Se quiser nachas de seus filhos, o melhor modo de obtê-lo é obtendo nachas de seus filhos.
Isso significa deixar passar as estúpidas pequenas coisas que crianças fazem, e dar grande um grande impulso para as belas, pequenas coisas que eles fazem. Deixe que vejam seu sorriso. Para cada "Não!" tem que haver pelo menos cinco abraços, beijos, tapinhas nas costas, aperto de bocheca, e simples sorrisos. Ao ver a alegria que despertam em você, seus filhos desabrocham.
8. FAÇA SUA REFEIÇÕES JUNTO DELES
Quer uma família? Alimentem-se juntos.
Desligue a TV. Faça o 'grande negócio' de desligar o seu telefone celular. Defina um lugar onde todos os dispositivos vão ficar parados para a meia-hora de jantar. Incluindo o seu. Sem exceções, nada é mais importante do que este tempo agora.
Desfrutem da companhia um do outro. Seja feliz por estar com seus filhos.
A cada dia traga alguma história ou fato interessante para dizer à mesa. Esses momentos serão ferramentas para criar, manter sua família.
Nunca venha para a mesa esgotado! Repouse antes, esteja sempre preparado para esse momento de paz junto deles.

9. ESTENDA-LHES CORDAS DE AMOR
Quando seus filhos se transformarem em adolescentes, estenda-lhes firmemente cordas elásticas. Se sabem que você os ama incondicionalmente, não optarão por fazer o que o magoa. E, se o fizerem, com o tempo voltarão atrás. Fortes cordas de amor são a única maneira de recuperar alguém, segundo a sabedoria hassídica.

10. FIQUE JUNTO
Faça viagens de família. Espremam-se no carro juntos.Tirem fotografias. Claro que vocês não vão conseguir partir antes de 3 da tarde. E, tudo bem que vocês passarão mais tempo empacotando, fazendo os sanduíches, carregando o porta-malas, desempacotando, etc, do que passarão propriamente a divertir-se. Mas estarão compondo uma família, as crianças guardarão aquela boa lembrança, e quando tiverem suas famílias, também levarão você nas suas viagens de família.
Mas ainda assim, reserve um tempo para estar com cada filho a sós. Mesmo que seja só pra dar uma volta, leve um de seus filhos, mas só um deles, e ponha-o no banco traseiro. Nossa tradição ensina que D'us trata cada um de nós como a um filho unico. Nossos filhos merecem esse mesmo tratamento.
Criar filhos não é um hobby, e as crianças não são um dano colateral do casamento. Lidar com a vida deles é a missão divina que cabe a você.
Acrescente-se que essas são também as pessoas que poderão um dia te inscrever numa horrível casa de repouso, ou, fazendo melhor, te fazer o rei ou a rainha do palácio. Em suma, são o maior investimento que você fará na vida, o único que é pra sempre. Invista tudo o que tem. Poderá colher dividendos desde já, e quando precisar mais, poderá usufruir do principal no melhor tempo, com netos que pensarão que vocês são os melhores avós do mundo.
Qual riqueza pode ser maior que essa?

No comments:

Post a Comment

The author looks forward to reading your comments!

O autor aguarda seus valiosos comentários, leitor.