Subscribe in a reader

IDIOMAS, IDIOMS, LINGUE

ENGLISH, ITALIANO, PORTUGUÊS
Todas as postagens originais deste blog, com poucas exceções, podem ser lidas aqui, sem a necessidade de recorrer a tradutores automáticos, nesses idiomas acima.
Embora possam alguns dos textos não aparecer nas páginas iniciais, basta pesquisá-los aqui mesmo.

Tutti i post di questo blog, con poche eccezioni, potreste leggere qua nelle tre lingue su dette, senza bisogno di ricorrere a traduttori automatici (come il traduttore
di google). Sebbene possono non essere trovati nelle pagine iniziali, appariranno se ve le cercate.


Original posts on this blog, but for a few exceptions, may be found here in the three above mentioned idioms without need of any automatic translators. Whether not visible in the first pages, the "search this blog" tool will help you to find them easily.

September 17, 2022

PRÓLOGO do romance 'A Última Coruja'

“Não ser nada, ser uma figura de romance,
Sem vida, sem morte material, uma ideia,
Qualquer coisa que nada tornasse útil ou feia
Uma sombra num chão irreal, um sonho num transe."
           Álvaro de Campos (Fernando Pessoa)

Numa dessas incontáveis madrugadas de minha insônia, em que as horas se abreviam nas badaladas dos relógios da cidade, criei um novo jogo, na esperança de talvez adormecer. Já não seriam os inúteis carneirinhos, visto que têm o desagradável efeito de despertar-me ainda mais quando seu número passa das dezenas para a casa das centenas, de dois para três dígitos. Tampouco iria ater-me ao exercício, outrora gratificante e eficiente, de percorrer os mapas dos continentes, a imaginar nações, cidades, rios, serras ou cordilheiras. Nem mesmo os elegantes contornos da Ásia e da África, onde minha memória mais titubeava (este o segredo do drible ao estar desperto) poderiam mais ajudar-me. Há tempos que evocavam imagens de guerras inacabáveis, miséria, multidões famintas. Lembranças que, obviamente, nada têm a ver com a nobre arte de adormecer.
Nessa noite haveria de conseguir dormir! Recorri ao artifício de criar histórias, em que figuro ora como protagonista, ora como esta ou aquela personagem, ou às vezes apenas como narrador.
Como me fiz, a um só tempo, protagonista e espectador único de meus relatos, tornei-me capaz de mesclar todo o meu ser com eles, criando, assim, entes meio-homem-meio-histórias, plasticamente entremeados. Se lhe parecer absurdo, leitor, compare-os com seus sonhos. Não tive qualquer pretensão de me manter distante do sem-sentido. Tornei-me capaz, também, de representar duas ou mais figuras ao mesmo tempo. Para tanto, bastou que eu simpatizasse com tais desdobramentos. Final e totalmente livre de qualquer amarra que me intimidasse diante de leitores, voyeurs, ou mesmo diante de espelhos (estava na escuridão total da lua nova), mergulhei-me no contar.

              Ω Ω Ω 

NOTA do autor: 'A Última Coruja' está disponível nos sites da amazon (www.amazon.com.br www.amazon.com www.amazon.es , etc ) como livro eletrônico, e-book, no formato kindle. Lembre-se de que não é preciso ter kindle para ler um ebook da amazon. Basta ir ao site e baixar o aplicativo, fornecido GRATUITAMENTE para download: 'kindle for PC', ou para smartphone, ou ipad, tablets... 

No comments:

Post a Comment

The author looks forward to reading your comments!

O autor aguarda seus valiosos comentários, leitor.