Subscribe in a reader

IDIOMAS, IDIOMS, LINGUE

ENGLISH, ITALIANO, PORTUGUÊS
Todas as postagens originais deste blog, com poucas exceções, podem ser lidas aqui, sem a necessidade de recorrer a tradutores automáticos, nesses idiomas acima.
Embora possam alguns dos textos não aparecer nas páginas iniciais, basta pesquisá-los aqui mesmo.

Tutti i post di questo blog, con poche eccezioni, potreste leggere qua nelle tre lingue su dette, senza bisogno di ricorrere a traduttori automatici (come il traduttore
di google). Sebbene possono non essere trovati nelle pagine iniziali, appariranno se ve le cercate.


Original posts on this blog, but for a few exceptions, may be found here in the three above mentioned idioms without need of any automatic translators. Whether not visible in the first pages, the "search this blog" tool will help you to find them easily.

July 26, 2025

MANIFESTO CONTRA O #ETARISMO: Uma Mudança de Paradigma em Física Gravitacional! (Hipóteses Ousadas são o Motor da Evolução da Ciência)


Tenho apreciado muito os bons vídeos de ciências no youtube! Física relativística, mecânica quântica, arqueologia, astrofísica, geologia, bioquímica, arqueologia fantástica, ufologia, psicologia cognitiva, etc.
Pra quem nunca soube da existência de uma "arqueologia fantástica", sugiro que busque na internet por "Graham Hancock", um jornalista inglês extremamente criativo, que nos deleita com civilizações avançadas e antiquíssimas, anteriores à própria Atlântida. Fantástica imaginação, Graham delira com mirabolantes hipóteses sem qualquer fundamento da real ciência da Arqueologia. 

Há, sem dúvida, inúmeros canais de formação científica excelente no Youtube! Tão bons que nos instigam a ter idéias próprias sobre os incontáveis desafios com que as teorias mais a avançadas se defrontam. Estaria a mecânica quântica errada, ou seria incompleta como concluiu Einstein, que teve que engoli-la a contragosto, uma vez que seus resultados práticos eram inegáveis
Pra leigos, é bem mais fácil pensar que o gênio está certo e a teoria não, certo?
Errado: não dá pra aceitar opinião de ninguém sobre matéria de ciência empírica, nem dos maiores gênios, sem comprovação objetiva, racional.
Paradoxalmente, concluo que é bem por isso que devemos arriscar hipóteses próprias ousadas. Pare pra pensar a repeito e logo concluirá que, se Einstein não liberasse muito sua imaginação das amarras do senso comum e das teorias já bem estabelecidas, jamais teria concluído que o tempo é relativo.
Algum leitor discorda? Ouse deixar seu comentário!
Assim pensando, depois de reunir observações próprias e cotejá-las com minha memória do passar das décadas, me veio à mente o seguinte:
Ao contrário do que nos ensinam os físicos, a gravidade, seja campo, força ou curvatura no espaço-tempo, não tem valor fixo e imutável na superfície da Terra. Opino que, na verdade. vai se tornando mais forte por acréscimos infinitesimais, só notáveis em períodos longos.
Essa hipótese poderia vir a explicar, quem sabe, por quê, depois da extinção dos dinossauros, o tamanho médio dos animais da Terrra diminuiu tanto. 
Ao longo das eras, dos séculos, décadas, anos, o tempo todo enfim, ser mais pesad foi se tornando um fator sempre mais limitante na luta pela sobrevivência. Isto teria favorecido a seleção de espécies sempre mais leves, porque mais ágeis. 
Darwin apoiaria esse meu raciocínio hipotético, não?
 
Para investigar essa possibilidade, estou iniciando uma coleta de dados, que se inicia com uma simples pergunta, dirigida sobretudo aos que estão há mais tempo neste planeta:
Você, que tem mais de 5 décadas de vida, confirma minha observação de que a gravidade está ficando mais forte?  Não tem notado que os objetos caem-lhe das mãos com muito maior frequência do que na sua divina juventude?

PS1: Sei que muitos tentarão ver nessa hipótese o poder de explicar também porque seu peso só cresce com o tempo... Fica pra outra pesquisa tão rigorosa quanto esta.

PS2: Sim, com certeza esse estranho fenômeno prejudica o desempenho sexual masculino.

4 comments:

  1. Caro wagner acho voisas edtao mudando sim. A,energia, a intensidade da vibracao, a propria nocao de tempo,. Achei o seu comentario inicial muito ironico. Acho q estamos num tempo em q conceitos arraigados estao indo por agua abaixo. O big bang ja nao explica a nossa origem .
    O meu interesse por influencias do espirito na matetia aumentou muito. Seja de vidas passadas seja de seres extraterrestres.
    E a gravidade? Ora a gravidade edta mais fraca! Veja se a inclinacao do eixo da terra que faz um angulo significativo. Os proprios o pontos de energia nos polos estao mudando. Andando...O enfraquecimento das correntes maritimas... preocupa. Eu pir e emplo acredito q o mau uso doscrecursos naturais pelo homem e evidenye. Mas nao justifica mudancas clumaticas. Idso e um movimento donplaneta Terra no universo. Era glacial... movimentos tectonicos... explosoes solares q afetam todos os seres desse planeta...Os vulcoes antes extintos... voltando a atividade. O magma aquevifo, em movimento, querendo sair por todos os poros posdiveis. O derretimento das gekeitas vem de baico?! Talvez....vem de Enfim nos somos um poeira nesse universo. E a hora que essa Gaia reagir.... vai comecar colocar a ordem do universo, de novo. Apesar dos homens.

    ReplyDelete
  2. Caro Marcos,
    Sua teoria é bastante atraente e respaldada por observações do dia-a-dia.
    Realmente, as coisas caem mais das nossas mãos agora, na maturidade, que na adolescência.
    Considerando que adquirimos conhecimentos e habilidades, realmente, sua hipótese também ganha peso.
    Parece, inclusive, que já encontra adesões na comunidade.
    Como deve saber, um desses políticos brilhantes que andam por aí já apresentou proposta de abolição desta lei antidemocrática, pois pesa mais para uns que para outros- a lei da gravidade.
    Aguardemos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Grato por seu comentário, A N ônimo! Estou certo de que a mudança de páradigma trazida por essa nova compreensão da atração entre os corpos trará luz à compreensão de inúmeros fenômenos misteriosos e inexplicáveis com os modelos clássicos. Exemplo: Alcachofras não florescem no Paraíso!

      Delete

The author appreciates your interest in this blog!
Whether you think our work deserves your support, the PIX key is: mwag18@gmail.com

O autor agradece seu interesse por este blog!
Tê-lo como leitor é um privilégio! E, caso possa contribuir com nossa linha de pesquisa independente, nossa chave PIX é: mwag18@gmail.com

L'autore apprezza affatto il tuo interesse per questo blog!
Se ritieni che il nostro lavoro meriti il tuo supporto, la chiave PIX è: mwag18@gmail.com